AMC Networks International

ODISSEIA LEVA ESPECTADORES À ISLÂNDIA

06 Fevereiro 2015

businesswoman with a note-bookNo âmbito da estreia da série documental Years of Living Dangerously, produzida por James Cameron, Jerry Weintraub, Arnold Schwarzenegger, Daniel Abbasi, Joel Bach e David Gelber, com a participação de figuras de destaque como Matt Damon, Harrison Ford, Jessica Alba, Michael C. Hall ou Thomas L. Friedman e vencedora do prestigiado Prémio Emmy para Melhor Série Documental de 2014, o Odisseia convida todos os espectadores a participar num passatempo inédito que os habilitará a uma fantástica viagem à Islândia.

 Para participar, o Odisseia convida os espectadores a partilhar fotografias de lugares fantásticos, momentos irrepetíveis e céus impressionantes que estejam a ser ameaçados pelo aquecimento global. Para tal, as fotos devem ser carregadas até 29 de março no Instagram (utilizando o hashtag “#YearsOdisseia” e a “tag” “@canalodisseia”) ou através do Facebook do canal, em www.facebook.com/odisseia.pt.

Todos os finalistas, escolhidos semanalmente, são premiados com uma câmara lomográfica Odisseia. Na primeira semana de abril será revelado o grande vencedor selecionado entre todos os finalistas.

Mais informações sobre a dinâmica do passatempo disponíveis em: http://odisseia.pt/microsites/years-of-living-dangerously/concurso.html

Sobre a série Years of Living Dangerously

Até 25 de março, todas as quartas-feiras, pelas 22h30, o Odisseia percorre o mundo para conhecer in loco as pessoas que enfrentam os efeitos das alterações climáticas e mostrar os esforços levados a cabo por indivíduos, comunidades, empresas e governos com o objetivo de encontrar soluções para o problema.

“Mais uma vez, o Odisseia aposta em oferecer os melhores conteúdos aos seus espectadores. Esta série, reconhecida com o Emmy de Melhor Série Documental em 2014 e que conta com a participação de personalidades como Thomas L. Friedman, Harrison Ford ou Matt Damon, tem a capacidade de reunir qualidade e entretenimento, os maiores pilares da nossa programação”, afirma Pilar de las Casas, Diretora de canais de cinema e documentários da AMC Networks International – Iberia.

Do estrago causado pelo Furacão Sandy, à revolta motivada pela seca no Médio Oriente, Years of Living Dangerously conta com nove extraordinários episódios de sessenta minutos e o aval da crítica norte-americana que a qualificou como “imprescindível”, “a estreia mais importante do ano” ou “o documentário sobre alteração climática mais ambicioso de sempre”.

Combinando o know how dos jornalistas mais respeitados da atualidade, o estilo de contar histórias dos maiores cineastas e a habilidade de reportagem dos grandes astros de Hollywood, esta série documental não trata apenas emissões de gases e a camada do ozono, mas também a seca, o desemprego, as mudanças culturais e muito mais.

David Gelber e Joel Bach, criadores da série, tiveram a ideia de avançar com Years of Living Dangerously enquanto trabalhavam como produtores em 60 Minutes: “Estávamos a produzir uma série de peças sobre o clima e quanto mais investigávamos o tema, mais nos apercebíamos que esta história tinha que ser necessariamente contada.”, refere David.

Tendo como modelo o programa 60 Minutes, reuniram um grupo de celebridades com o objetivo de chamar a atenção para um dos temas mais importantes da atualidade que, infelizmente, não estava a ter a atenção necessária por parte dos meios de comunicação, e meteram mãos à obra na primavera de 2011.

Este projeto, que tem como objetivo impulsionar e intensificar o reconhecimento que os efeitos das alterações climáticas causam nos dias de hoje, mostra aos espectadores como podem ter um papel interventivo e ser parte da solução, e conta com quinze correspondentes convidados, sendo que cada um deles está intimamente ligado a diferentes impactos na alteração do clima.

Entre as principais figuras internacionais que participam neste projeto, destaque para Harrison Ford, membro do conselho da organização não governamental Conservação Internacional; Matt Damon, cofundador da Water.org; Don Cheadle, Embaixador da UN Environmental Program; Thomas Friedman, jornalista e editor do jornal New York Times, vencedor de três Prémios Pulitzer, e Ian Somerhalder, fundador da fundação homónima que fomenta a educação para consciencializar os jovens para os temas do meio ambiente.

Antes de iniciarem as gravações, a equipa de produtores passou um ano a pesquisar eventuais histórias, a falar com cientistas reconhecidos e a seguir pistas e fontes.

Os efeitos da indústria do óleo de palma na Indonésia; as trágicas histórias pessoais que o furacão Sandy deixou à sua passagem; os efeitos do aquecimento global no Ártico; a devastação de Nova Jérsia, um dos estados mais afetados pela passagem do furacão Sandy; a importância do gás natural, que já é por muitos considerado a fonte de energia do futuro, bem como uma abordagem real dos custos económicos e morais provocados pelo aquecimento global, são alguns dos temas focados em Years of Living Dangerously.

A série termina a 25 de março com uma entrevista do jornalista Thomas L. Friedman ao presidente Barack Obama onde são abordados os temas mais quentes da mudança climática, as previsões para o futuro e as medidas a tomar para transformar o país na cabeça de ponte da luta contra o aquecimento global.

Ainda no último episódio, veremos Michael C. Hall, “Dexter”, a abandonar Daca para conhecer as condições de vida dos habitantes do sul do Bangladesh, uma zona especialmente sensível a todo o tipo de desastres naturais, e acompanharemos o conservacionista M. Sanjayan nos Andes chilenos com a equipa do professor Paul Mayewski da Universidade do Maine, para investigar as chaves das alterações climáticas no glaciar do vulcão Tupungatito. A partir desta análise, os cientistas acreditam poder reconstruir o passado e o futuro das alterações climáticas, um passo de gigante para travar o aquecimento global.


Compartilhar

     

NOTÍCIAS RELACIONADAS

18 Março 2024

Odisseia dedica programação de abril a celebrar o planeta

LER NOTÍCIAS
21 Fevereiro 2024

Odisseia dá voz a líderes indígenas na série ‘Guardiães da Floresta’

LER NOTÍCIAS
18 Janeiro 2024

Odisseia mostra como os animais sobrevivem e prosperam no frio extremo

LER NOTÍCIAS