“Como Perder uma Guerra”, série documental que o Canal HISTÓRIA estreia segunda-feira, 5 de fevereiro analisa os inúmeros erros que transformaram as vitórias implacáveis das potências do Eixo na II Guerra Mundial em derrotas esmagadoras.
Ao longo de cinco episódios exibidos nas segundas-feiras, 5, 12 e 19 de fevereiro, o Canal HISTÓRIA explica como o conflito mais sangrento e traumático da História da humanidade, começou com as vitórias rápidas e decisivas das potências do eixo -Alemanha, Itália e Japão – que se transformaram em derrotas esmagadoras.
Em finais de 1941, Adolf Hitler detinha um vasto império que incluía a Europa, e grandes porções da Rússia, do Norte de África e do Mediterrâneo. A Alemanha ocupava uma extensão de território com um número de habitantes superior ao dos EUA. O Japão tinha conquistado um império ainda maior. A guerra parecia ganha. E eis que perderam tudo. Mas como?
“Grandes Planos”, “Quem Dava as Ordens”, “Ferramentas Adequadas”, “Heróis Conquistadores” e “Frente Interna” são os episódios que explicam como Hitler perdeu e quase ganhou a Segunda Guerra Mundial, apresentando cinco motivos, entre os quais, a resistência local, a perda de confiança dos cidadãos e o fechar os olhos às suas necessidades, por uma combinação de fatores militares, económicos e políticos, que transformaram vitórias inquestionáveis em derrotas esmagadoras.