Odisseia

Odisseia estreia “Planeta Vulcânico”

15 Fevereiro 2022

A Terra é um planeta geologicamente vivo, prova disso é a inesperada erupção do vulcão de Cumbre Vieja na ilha de La Palma.  No especial de programação “Planeta Vulcânico”, que o Odisseia estreia no dia 18 de fevereiro, às 22h30, os espectadores embarcam numa viagem ao interior da Terra para descobrir os segredos de alguns dos vulcões mais extraordinários do planeta.

Ao longo de quatro documentários e uma série de dois episódios exibidos todas as sextas-feiras, de 18 de fevereiro a 25 de março, os espectadores ficarão a saber que seja qual for o lugar do mundo em que a sua fúria se desencadeie, o brusco despertar e os efeitos devastadores dos vulcões têm consequências imprevisíveis.

No primeiro documentário, “Nápoles sob Ameaça Vulcânica”, que assinala o arranque deste especial, dia 18 de fevereiro, às 22h30, somos convidados a acompanhar uma equipa internacional de peritos até um dos vulcões mais célebres do mundo, mergulhando nas profundezas destas montanhas de fogo para tentar evitar uma tragédia no futuro.

Com GPS submarino, fotogrametria, ADN ambiental, cartografia em 3D e a ajuda das técnicas científicas mais modernas, o Odisseia revela sexta-feira, 25 de fevereiro, às 22h30, “Os Mistérios do Monte La Pérouse”, território de uma anomalia geológica ao largo da costa da Ilha da Reunião, onde existe um dos vulcões gigantes adormecidos, considerado um dos últimos territórios virgens do planeta.  

No arranque do mês de março, dia 4, pelas 22h30, o Odisseia estreia “Vulcões: O Fogo da Criação”, uma viagem que passa pela cratera de
um vulcão ativo na Indonésia, descendo até um lago de lava em Vanuatu e aos incríveis lagos de ácido, géisers e depósitos de minerais na Etiópia. Uma viagem inesquecível pelo mundo com paragem obrigatória na cidade arqueológica fantasma de Pompeia e nas fontes hidrotermais no fundo do oceano, para testemunhar os efeitos devastadores da erupção do Kilauea em 2018, no Havai.

A região de Cascade na costa noroeste dos Estados Unidos da América alberga onze dos dezoito vulcões mais perigosos do mundo. “Cascadia: A Grande Erupção”, que o Odisseia estreia dia 11 de março, às 22h30, segue alguns dos peritos, sismologistas e vulcanologistas mais conceituados dos EUA, revelando informações em primeira mão do que aconteceria se um dos vulcões de Cascade entrasse em erupção. Megassismos, rios de lava, explosões vulcânicas, um tsunami gigante, calamidade económica… Estarão os EUA preparados para uma catástrofe natural de tais dimensões?

A série documental “Planeta Vulcânico” de duas partes “Yellowstone: Supervulcão”, que o Odisseia exibe nos dias 18 e 25 março, trata um fenómeno com o potencial para se tornar na maior catástrofe natural da História moderna.

Ao longo de dois episódios de 60 minutos os espectadores terão acesso privilegiado a especialistas de renome e à exploração levada a cabo sobre o fenómeno global do supervulcão, descobrindo assim o impacto que estas catástrofes naturais tiveram no passado e investigando a ameaça crescente que constituem para o futuro.

Compartilhar

     

NOTÍCIAS RELACIONADAS

18 Março 2024

Odisseia dedica programação de abril a celebrar o planeta

LER NOTÍCIAS
21 Fevereiro 2024

Odisseia dá voz a líderes indígenas na série ‘Guardiães da Floresta’

LER NOTÍCIAS
18 Janeiro 2024

Odisseia mostra como os animais sobrevivem e prosperam no frio extremo

LER NOTÍCIAS