A internet revolucionou a nossa forma de comunicação e de relacionamento social. Transformou profundamente o modo como interagimos, seja no meio familiar ou nos grupos sociais que pertencemos. Alterou a forma como vivemos, aprendemos, trabalhamos, consumimos e nos divertimos.

A pensar nesta verdadeira revolução mundial, o Canal Odisseia estreia, a 7 de setembro, “As Chaves da Internet”, uma série de três episódios, para ver às quintas-feiras, pelas 22h00, que ajuda o espectador a descobrir como é que surgiu a Internet e como é que se desenvolveu até se transformar naquilo que é hoje. A que tecnologias é que deu lugar? Onde é que nos irá levar nas próximas décadas?

A Internet transformou cada aspeto das nossas vidas, revolucionando as comunicações, a cultura, os negócios e as relações sociais. Utilizamos constantemente e dependemos da rede, mas poucos de nós entendemos verdadeiramente o seu funcionamento.

A série “As Chaves da Internet” é composta por três episódios subordinados aos temas “Comunidade”, “Casa” e “Segurança”, onde pioneiros, futuristas, escritores de ficção científica e especialistas como Edward Snowden, vão refletir sobre a criação desta infraestrutura crucial, as ameaças à nossa privacidade e segurança, o contínuo desenvolvimento e os cenários futuros imprevisíveis que esta invenção extraordinária irá gerar.

O que é que aconteceria se a Internet colapsasse devido ao seu próprio peso, ou fosse derrubada através de uma sabotagem? Quanto tempo é que a nossa sociedade hiperconectada conseguiria viver antes de uma nova Internet entrar em funcionamento?

Estes são alguns dos temas abordados nesta série que promete dar a conhecer os meandros e os impactos desta revolução que apesar de tudo, trouxe benefícios na utilização das tecnologias com fácil acesso ao conhecimento, na colaboração entre as pessoas e organizações, na inclusão social, e na criação de valores.

 

CHAVES DA INTERNET

Todas as quintas-feiras, às 22h00

 

7 de setembro

1. COMUNIDADE

14 de setembro

2. CASA

21 de setembro

3. SEGURANÇA

 28 de setembro

MARATONA de Chaves de Internet