“Jesus: A Sua Vida” é uma série internacional com estreia a nível global e em exclusivo na Semana Santa que aborda ao longo de oito episódios a história de Jesus Cristo com um enfoque insólito, juntando as perspetivas de alguns dos mais reconhecidos estudiosos, historiadores, líderes religiosos de diferentes ideologias e teólogos do mundo inteiro.
“Paixão e Morte”, uma série documental onde vários especialistas de disciplinas muito diferentes acompanham-nos num estudo sobre a Semana Santa, levando a cabo uma análise exaustiva desta peculiar celebração do Cristianismo.
A Última Ceia” será apresentada pelo canal pelo sétimo ano consecutivo contando este ano com a participação do Chef Rui Paula, uma referência incontornável da cozinha moderna portuguesa e distinguido com uma Estrela Michelin.
O canal HISTÓRIA com motivo de assinalar a Semana Santa, vai emitir, três semanas antes da Páscoa, uma programação especial composta por duas séries histórico-religiosas – “Jesus: A Sua Vida” e “Paixão e Morte”, a partir do dia 1 de abril, pelas 22h55 e, ainda apresentará a VII edição do seu já conhecido programa gastronómico “A Última Ceia”.
Nas noites de 8 e 9 de abril, pelas 22h55, o canal apresenta os primeiros episódios duplos da produção internacional “Jesus: A Sua Vida”, com estreia a nível global e exclusiva, que explora a história de Jesus Cristo através de uma lente única: a das pessoas que foram mais próximas dele durante a sua vida. Cada um dos oito episódios é contado a partir da perspetiva de diferentes figuras bíblicas, que desempenharam um papel fundamental na vida de Jesus, incluindo José, João Batista, a mãe de Jesus, Maria, Caifás, Judas Iscariotes, Pôncio Pilatos, Maria Madalena e Pedro.
Cada figura guiará os espetadores através da história emotiva e épica do homem mais conhecido da história, através do seu nascimento, morte e ressurreição, tudo transmitido através de uma combinação de dramas escritos na bíblia e entrevistas com proeminentes especialistas religiosos e históricos. Com recurso a alguns dos mais respeitados estudiosos bíblicos, historiadores, líderes religiosos e teologistas, a série conjuga os evangelhos canónicos, as fontes históricas e o contexto cultural para criar um retrato completo de Jesus – o Homem e o Messias.
A série revela a sua jornada num complexo mundo de reis, políticos, reformistas e soldados numa turbulenta luta pelo poder durante um período de mudança revolucionária. “Jesus: A Sua Vida” transporta os espetadores para este mundo dramático para revelar a maior história alguma vez contada.
Os últimos episódios têm estreia marcada a 15 e 16 de abril, no mesmo horário.
EPISÓDIOS
#1 José
O Império Romano ocupa o território da Judeia numa altura turbulenta, quando um modesto carpinteiro chamado José enfrenta uma prova pessoal de fé, na pequena vila de Nazaré, quando a noiva, Maria, lhe diz que está grávida do Filho de Deus. José promete amar e proteger o filho, Jesus, no decorrer de várias provações: o Seu nascimento em Belém, a visita dos Reis Magos, e a fuga para Egito, para escapar à morte às mãos do louco Rei Herodes.
#2 São João
Cerca de 30 anos após o Seu nascimento, Jesus cruza-se com S. João Batista, um radical que prega no deserto contra os governantes da Judeia, incluindo o filho de Herodes, Herodes Antipas. João batiza Jesus, iniciando a Sua missão divina, mas perde a vida, decapitado num famoso conflito com a enteada de Herodes Antipas, Salomé.
#3 A Virgem Maria
Maria, mãe de Jesus, sente-se dividida entre proteger o filho e deixá-Lo ir, uma vez chegada a hora. Até aos 30 anos de Jesus, só ela e José conhecem a Sua missão divina. Jesus realiza o primeiro milagre público a pedido da mãe, nas Bodas de Caná. Mas, à medida que a sua obra se torna conhecida, Ele coloca a Sua vida – e a da Sua família – em risco crescente. Quando cura um homem em Cafarnaum, num sábado, enfurece os Fariseus e vê-se numa importante encruzilhada.
#4 Caifás
Caifás, sumo-sacerdote de Jerusalém e líder religioso do povo judaico, enfrenta um grande dilema. Dividido entre preservar a sua fé e o poderio de Roma, que ocupa a Judeia e está sempre pronta a reprimir as insurreições, Caifás tem de avaliar o impacto que a afronta que Jesus de Nazaré possa representar. A incrível Ressurreição de Lázaro por Jesus é um ponto de viragem. Receoso de que Jesus pudesse levar a uma rebelião e a uma possível retaliação brutal por parte do prefeito de Roma, Pôncio Pilatos, Caifás decide que Jesus tem de ser refreado.
#5 Judas
Hoje sinónimo de “traidor”, Judas é conhecido como o discípulo devoto que acaba por trair Jesus. O que o levou a voltar-se contra Jesus permanece um dos grandes mistérios da Bíblia, explorado ao Cristo e os Seus discípulos entrarem em Jerusalém para a Páscoa dos Judeus, e para o que se tornaria a Última Ceia.
#6 Pôncio Pilatos
Pôncio Pilatos, o governador romano da Judeia, tem de tomar uma decisão acerca de um incómodo pregador chamado Jesus. Com o aumentar da pressão para a Sua execução, a esposa de Pilatos, após um sonho profético, suplica-lhe que deixe Jesus em paz. Em vez disso, Pilatos ordena a Sua crucificação, e lava publicamente as mãos de qualquer responsabilidade.
#7 Maria Madalena
Libertada de “sete demónios” por Jesus, Maria Madalena é uma das Suas mais conhecidas mulheres discípulas. Com a Sua mãe, Maria Madalena assiste ao tormento da crucificação. Mas a sua fé é posta à prova sobretudo ao ser a primeira a testemunhar o aparentemente inacreditável: a Sua ressurreição.
#8 São Pedro
Um simples pescador, Pedro era o discípulo mais devoto de Jesus – o Seu rochedo. Porém, depois de negar Jesus três vezes durante a Sua detenção, Pedro desespera. Jesus ressuscitado aparece a Pedro e aos outros discípulos na Galileia, ordenando-lhe que espalhe o Seu evangelho, e Pedro aceita a missão, tornando-se talvez o mais famoso dos discípulos de Cristo.
Os dias 1 e 2 de abril, serão dedicados à estreia de “Paixão e Morte”, uma série documental de produção própria.
A Semana Santa é uma das datas marcantes no calendário dos Cristãos. É uma semana em que se recorda a paixão, morte e ressurreição de Jesus de Nazaré e que marca um “antes” e um “depois” no ano litúrgico. Trata-se de uma comemoração que é levada a cabo desde o século IV (Primeiro Concílio de Niceia) e que é festejada de forma similar à que conhecemos desde o século XV.
Vários especialistas de disciplinas muito diferentes como: especialistas em arte, historiadores, teólogos, filósofos, sociólogos, publicitários, artistas acompanham-nos num estudo sobre a Semana Santa, oferecendo a sua visão sobre esta celebração, as suas origens, a sua expansão, a sua integração cultural… e levando a cabo uma análise exaustiva desta peculiar celebração do Cristianismo.
Através destas perspetivas multidisciplinares construiremos um grande relato no qual se cruzam as principais épocas históricas e diversos territórios do mundo inteiro. Umas perspetivas muito concretas com que proporcionamos uma visão global, uma viagem pelo tempo e pelo espaço… por toda a História da Humanidade em que começamos nos pormenores para chegar ao geral.
EPISÓDIOS
#1 A Cruz de Guia
A cruz tem sido o símbolo do Cristianismo desde as suas origens, sendo o escudo e o estandarte de exércitos e expedições ao longo da História, assim como um símbolo de poder e respeito. Até aos dias de hoje, as irmandades continuam a exibir uma “cruz de guia” sempre a abrir as procissões, pois é a cruz que marca o caminho…
Este episódio centra-se na forma como a Semana Santa serviu de ferramenta para o impulso do Cristianismo no momento de converter os seus seguidores e reforçar as crenças nos últimos séculos. É uma celebração preparada até ao último pormenor que tenta reproduzir as principais cenas da paixão, morte e ressurreição de Jesus de Nazaré.
#2 O Livro das Regras
A Semana Santa relembra a paixão, morte e ressurreição de Jesus de Nazaré no ano 33 d.C, mas o que deve ser realçado é que a data, a celebração, o período litúrgico e as cenas representadas nesta época só foram escolhidas três séculos depois, no Primeiro Concílio de Niceia. Doze séculos depois, com a Reconquista da Península Ibérica pelos reis cristãos, nasceu um novo conceito de Semana Santa, semelhante ao que temos hoje em dia. A chegada à América dos Espanhóis, fervorosos devotos da fé católica, levou esta prática para toda a América Latina.
Este episódio centra-se na origem da Semana Santa e na sua evolução até aos nossos dias, tentando demonstrar porque a celebração desta data em Espanha e na América do Sul é tão diferente da do resto do mundo. Trata-se de uma viagem de dezassete séculos por todo o planeta, em busca de todas as respostas históricas da Semana Santa.
#3 Penitentes
A Semana Santa é vivida de diferentes maneiras pelo mundo inteiro. Enquanto, em Espanha, se trazem para a rua figuras representativas da paixão de Cristo, devidamente engalanadas em grandes andores e com diferentes estilos de acordo com a região, nos países anglo-saxónicos opta-se pela tradição dos ovos de Páscoa. Outros exemplos são a Semana Santa das Filipinas, da América Latina ou de Jerusalém.
O episódio “Penitentes” centra-se na Semana Santa de um ponto de vista sociológico, fixando-se na forma como as pessoas vivem estes dias e como tem sido ao longo da História. Ao longo da História, as regras da Igreja Católica nesta época festiva têm vindo a criar costumes e tradições no mundo inteiro.
#4 Mistério
Muitas das figuras que surgem nos andores das procissões têm as suas origens na Idade Média e são obras de arte de estilo sacro. A escolha destas cenas da paixão de Cristo não é por acaso, visto que os traços das figuras estão muito bem pensados, assim como os trajes…
Este episódio intitulado “Mistério” centra-se em toda a encenação que rodeia a Semana Santa, destacando em pormenor todos os elementos que a caracterizam: as cores, os sons, o silêncio… Tudo isso forma um conjunto que narra a história da paixão, morte e ressurreição de Cristo num ambiente preparado condignamente para esta ocasião.